Em breve, mais um ciclo se encerra com o final de 2020 e é hora de pensarmos no futuro. Cada vez mais, os profissionais da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores têm se preocupado com a forma como as suas obras e criações vão impactar no meio ambiente e, por consequência, no planeta.
Porém essa urgência para cuidar da nossa Terra não precisa mais ser motivo de angústia, pois com a variedade de matérias-primas voltadas à sustentabilidade, que são desenvolvidas e revolucionadas diariamente, fazer o certo é apenas uma questão de escolhas. Precisamos cuidar hoje, para que nossos recursos não se esgotem nos próximos anos, para a nossa e para as próximas gerações.
Um exemplo de recurso ecológico é o MDF, sigla para Medium Density Fiberboard, ou seja, uma fibra de média densidade. O material é fabricado com a fusão de fibras de madeira, em geral pinus ou eucalipto de reflorestamento prensado e, por isso, é considerado um material ecologicamente correto. A escolha pelo MDF diminui o desmatamento de árvores nativas da Amazônia, resguardando o Mogno-brasileiro, por exemplo, que já esteve muito próximo da extinção com a extração ilegal e clandestina.
Versátil, o MDF pode ser usado para revestimento de paredes, móveis sob medida, painéis, mesas, cadeiras, detalhes em poltronas, itens de design, decoração e até mesmo artesanato. Tendência que vem crescendo no Brasil, o material tem ganhado cada vez mais adeptos, devido à sua utilidade, beleza, variedade de cores e tons, e usabilidade.
O MDF é ideal para promover grandes mudanças nos ambientes, através de móveis e da decoração, sem necessariamente fazer grandes investimentos financeiros no espaço e, por isso, é sempre uma opção assertiva, tanto para os arquitetos, quanto para os moradores.
MDF Braspan
O MDF da Braspan Concept Design, empresa que já atua no mercado do Paraná há cerca de 10 anos, se destaca pela excelência e qualidade, com máquinas de produção de última geração, parque fabril, transporte próprio e colaboradores engajados. A Braspan abraça a causa da sustentabilidade e acredita que a tecnologia pode ser usada para proporcionar mais conforto e qualidade de vida, sem agredir o planeta.