Inicialmente desenvolvido com a indústria moveleira em mente, o MDF logo ganhou popularidade também na arquitetura, decoração, construção civil, artesanato e diversas outras aplicações. O material derivado da madeira traz muitas vantagens e benefícios e não é à toa que está entre os favoritos de profissionais do ramo. Conheça as principais características dessa matéria-prima tão versátil, em cinco razões para utilizá-la em seu projeto.
Personalização
Constituído por fibras de madeira, resinas sintéticas e aditivos químicos, o MDF (medium-density fiberboard, ou placa de fibra de média densidade) é um material bastante uniforme, liso e plano. Isso permite diversas formas de manuseio e personalizações, como pinturas de qualquer coloração, impressão de texturas e diferentes tipos de acabamento.
Imagem:Pinterest
Sua superfície facilita o lixamento, a absorção de tintas e vernizes e a fixação de revestimentos, como a fórmica e filmes de PVC, o tornam o material ideal para quem procura um alto grau de customização estética. Prova disso é a popularidade do MDF no artesanato, utilizado na construção de quadros, esculturas e utensílios de uso geral, como porta-guardanapos e pequenos baús.
Maleabilidade
Por possuir uma estrutura homogênea, sem os conhecidos nódulos da madeira maciça ou desníveis naturais, é possível manusear placas de MDF das mais diversas formas, com cortes em todos os sentidos e perfuração em praticamente qualquer local do material.
Imagem: Poltrona Valentina, Poltrona Julia e Banco-Puff Julia, da Matrezan
Cantos arredondados, entalhes, puxadores cavados e até mesmo móveis curvados: o MDF é altamente maleável e fácil de trabalhar, de forma que amplia as possibilidades criativas e não impõe limitações técnicas aos projetistas, como acontece em muitos casos com a madeira maciça ou outros de seus derivados.
Custo-benefício
De nada adianta um material tão versátil e maleável se o seu custo é proibitivo, não é mesmo? Felizmente, o MDF é uma das matérias-primas mais acessíveis do mercado, tanto em termos de preço quanto em disponibilidade.
Imagem: Pinterest
O material traz várias das características conhecidas da madeira a valores acessíveis, como o conforto térmico e acústico. Um exemplo de aplicação que tira vantagem disso são as divisórias de MDF, muito utilizadas em ambientes comerciais e corporativos.
Durabilidade
A estrutura uniforme e consistentemente densa do MDF, com pouquíssimas variações de tamanho e espessura, faz dele um material resistente e durável, tanto contra agentes do tempo quanto em rachaduras causadas por pregos, grampos ou o tensionamento em superfícies curvas.
Imagem: Pinterest
O MDF também não se contrai ou expande diante de temperaturas variadas, como a madeira maciça, e os reagentes químicos presentes em sua fabricação o tornam imune a pragas, como cupins e brocas.
Impacto ambiental
Ao contrário do que muitos pensam, o MDF é um material ecologicamente sustentável, sendo a solução mais recomendada para a substituição da madeira comum. Ele é produzido com fibras de madeira provenientes de reflorestamento, como o eucalipto e o pinus, plantações próprias para a sua fabricação.
Imagem: Envato
A durabilidade do MDF, com alta estabilidade, também garante que o material não será descartado em pouco tempo e sua composição ainda possibilita a reciclagem, com o reaproveitamento da matéria-prima na produção de novas placas de MDF e outros derivados da madeira.
Mais que um material, soluções
Versátil e multifuncional, o MDF é uma ótima pedida para os mais diversos usos e aplicações, uma alternativa incrível para quem procura muitas vantagens em um material acessível e confiável. Nós, da Braspan, aliamos experiência e inovação na fabricação de MDF, atendendo a profissionais exigentes com condições totalmente personalizadas. Conheça mais sobre o trabalho em nosso site!