Mais do que apenas uma sala de estar: um ambiente da casa dedicado unicamente ao home theater é como um “cinema particular”, tendência essa que nunca sai de moda. É o espaço favorito de muitos para receber amigos e familiares, descansar no sofá após um dia cansativo ou simplesmente assistir a um bom filme na TV.

Tendo isso em mente, apresentamos hoje algumas dicas valiosas em projetos e soluções de home theater, que apostam no MDF, matéria-prima tão versátil e acessível, para inspirar quem está em fase de planejamento ou sonha com esse cantinho tão especial.

Foto: Nenad Radovanovic

A 24ª edição da CASACOR PR contou com um ambiente de home theater incrível assinado pela arquiteta Renata Pisani e com amplo uso de MDF da Braspan. Intitulado “Home Cinema Avex”, o espaço foi imaginado para ser acolhedor, sofisticado e multifuncional.

Tonalidades claras, como o branco, bege e creme, inspiram tranquilidade e leveza. Os painéis e o mobiliário em MDF, com uma textura de madeira, contrastam com a base neutra, trazendo conforto e aconchego.

Foto: Nenad Radovanovic

A madeira remete ainda a um imaginário de contato com a natureza, e isso não é à toa: o MDF é considerado um dos materiais mais sustentáveis do ramo, já que toda a madeira utilizada em sua produção é proveniente de reflorestamento.

Renata Pisani também foi responsável por outro ambiente de home theater, desta vez na CASACOR SC, em parceria com a arquiteta Florence Battistella. Seguindo um conceito semelhante, o espaço busca inspirar bem-estar e relaxamento nas atividades “caseiras”, como assistir TV e escutar música.

Foto: Nenad Radovanovic

Estantes e nichos podem ser bem úteis tanto na decoração, para expor objetos que carregam um pouco da história e personalidade dos moradores, quanto, principalmente, na organização. Aparadores com gavetas grandes também são ótimas soluções com propósito semelhante, que complementam o décor com beleza e funcionalidade.

Neste projeto, a combinação de painéis lisos de MDF com ripados trouxe uma variedade interessante de texturas, que não deixam o espaço cair na monotonia, mesmo com uma identidade mais sóbria, condizente com sua proposta.

Vale ainda mencionar que o MDF traz outras vantagens além da parte estética. O material herda da madeira o característico conforto acústico, ideal para ambientes como esse, onde uma boa qualidade sonora é fundamental.

Foto: Nenad Radovanovic

Bons projetos de home theater são capazes de tornar um lar ainda mais acolhedor, um espaço intimista e especial para curtir momentos ao lado de pessoas queridas. Soluções planejadas fazem toda a diferença nesse sentido e o MDF é sempre uma ótima alternativa que concilia as vantagens da madeira com um custo-benefício atraente. Caso tenha gostado das dicas, conheça o blog da Braspan para mais ideias inovadoras e inspirações com MDF!