Uma rotina acelerada e estressante, em um mundo que nunca para: essa é a realidade de muitos de nós, especialmente nos grandes centros urbanos e dentro das empresas. Por isso, ter breves momentos de relaxamento durante a semana pode ser algo verdadeiramente transformador. Mas que tal irmos além, tendo um cantinho totalmente dedicado a isso?
Em alta, as áreas zen contribuem à saúde física e mental das pessoas, além de representarem ótimas oportunidades para renovar ambientes com funcionalidades que farão toda a diferença no cotidiano. Conheça hoje um pouco sobre essa tendência e como o MDF pode ser uma ótima solução para projetos deste tipo.
Imagem:Pinterest
As áreas zen são espaços pensados para o relaxamento e a concentração, com todo o mobiliário e a decoração em função disso. Elas podem ser aplicadas em casa, nas varandas de apartamentos, coberturas e até mesmo em ambientes corporativos. Foram pensadas para criar um ambiente de “escapismo” da rotina, minutinhos que podem fazer toda a diferença no dia-a-dia.
O mobiliário faz a diferença
Um bom mobiliário, pensado especialmente para a área zen, faz toda a diferença na proposta do espaço. Uma dica interessante é apostar em almofadas e estofados bastante confortáveis e aconchegantes. Tapetes, esteiras de fibras naturais e demais itens com texturas agradáveis ao toque também combinam muito bem.
Um futon com estrutura de MDF, por exemplo, é ideal para os momentos de descanso e até para receber visitas em casa. Quando dobrado, se parece com um sofá, mas, esticado, torna-se um cama. É um móvel que fica bem próximo do chão nas duas posições, conceito que inspira aconchego.
Móveis pensados para a área externa, como os de casas litorâneas, também são boas pedidas quando se trata de uma área zen. Eles são, ao mesmo tempo, resistentes e confortáveis e se adéquam a proposta de descanso e meditação.
Imagem: Pinterest
A madeira e seus derivados são muito populares em ambientes do tipo, marcando presença em bancos, mesas coletivas, decks e pergolados. O MDF é um dos materiais mais recomendados, já que apresenta versões resistentes à água e umidade, como o MDF hidrófugo e diversas vantagens únicas, com uma relação de custo-benefício bastante atraente.
A estrutura em MDF nos móveis confere resistência e durabilidade, enquanto que sua superfície pode contar com padrões de madeira que remetem a natureza e replicam a sensação de toque da madeira natural. O material ainda garante conforto térmico e isolamento acústico, características imprescindíveis em áreas zen.
Área zen nas empresas
Ambientes dedicados exclusivamente para o relaxamento e o descanso também são cada vez mais comuns em espaços corporativos. O impacto positivo na qualidade de vida durante o expediente influencia até mesmo na produtividade dos funcionários. São em momentos de meditação ou conversas descontraídas com os colegas que podem surgir as ideias mais criativas.
Imagem: Pinterest
Se engana quem pensa que implementar uma área zen em um ambiente comercial é caro ou complicado. Ela pode ser um espaço multifuncional, remodelado a partir de outro ambiente pré-existente e funcionar também como refeitório ou espaço de convivência.
Aqui, vale a pena apostar em grandes mesas, balcões e decks de MDF. A integração entre o interior e o exterior é uma boa forma de contornar a falta de espaço para isso. Em um conceito bastante aberto, sem divisórias, há uma sensação de amplitude e mais interações entre as pessoas.
Imagem: Pinterest
As áreas zen são uma ótima alternativa para trazer mais qualidade de vida à rotina, em um espaço onde é possível se desligar do mundo nem que seja por alguns minutos. Acompanhe a Braspan para mais ideias inovadoras e saber sempre o que há de novo e interessante no mercado!