Períodos de inverno, como este em que estamos vivenciando, no qual as temperaturas baixam drasticamente em algumas regiões do país, nos fazem pensar em questões como o conforto térmico e a importância dele para mantermos o aconchego, principalmente nos dias mais congelantes.

Como bem definiu o arquiteto Victor Olgyay, em 1973, o conforto térmico é “aquele ponto no qual a pessoa necessita consumir menos quantidade de energia para se adaptar ao ambiente”. Com isso, ficou definido que uma temperatura interna entre 20 e 23ºC é aceitável para o inverno, enquanto para o verão o ideal seria de 23 a 25ºC.
Vários fatores influenciam neste conforto, como a implantação da construção no terreno, a incidência de sol durante os períodos do ano e a umidade relativa do ar. Mas, para todas estas variáveis, existem soluções e, uma delas, é a escolha adequada dos revestimentos internos.

Foto: Rodrigo Garcia

Nas partes interiores dos ambientes, a escolha assertiva dos materiais pode fazer total diferença e influenciar na temperatura e no bem-estar de quem usufrui do local. Por isso, é fundamental ter atenção na hora de decidir os revestimentos mais adequados para o seu projeto. Para que assim, seja possível manter um clima ameno tanto em períodos mais quentes, quanto em épocas de frio.

A madeira, por exemplo, possui características que poucos materiais dispõem, a baixa condutividade térmica, fazendo dela um dos melhores isolantes naturais que existem. Absorvendo pouco calor nos dias mais quentes e esfriando bem menos que a alvenaria tradicional, o resultado são temperaturas internas muito agradáveis.

E é claro que o MDF, Medium Density Fiberboard, não fica atrás na questão do conforto térmico. O material, fabricado através da fusão de fibras de madeira, apresenta ótimos resultados na dispersão de altas e baixas temperaturas, tornando-se uma excelente escolha para o revestimento de paredes, idealização de móveis e painéis.

Foto: Rodrigo Garcia

Além de tudo isso, o material ainda é ecológico. Feito através de pinus ou eucaliptos de reflorestamento prensado, o MDF é versátil, multifuncional e duradouro. O que garante que ele não será descartado em pouco tempo, possibilitando a reciclagem e o reaproveitamento da matéria-prima na produção de novas placas.

Por isso, a Braspan garante, pela qualidade e sustentabilidade de seus produtos, que os revestimentos em MDF são a solução ideal para proporcionar os ambientes de temperaturas mais confortáveis, em qualquer estação do ano, com estilo e sem agredir o planeta.

Braspan : o melhor da nossa casa para a sua!