Hoje trazemos um assunto muito importante por aqui: a limpeza e manutenção dos painéis de MDF pelos marceneiros e consumidores. Afinal, você com certeza deseja fazer com que os móveis tenham a maior durabilidade possível, não é mesmo?!

É importante lembrar que com os painéis da linha premium da Braspan, a limpeza e a manutenção são facilitadas graças ao sistema anti-fingerprint, resistente a manchas, riscos e produtos químicos. Um benefício que torna a marcenaria muito mais durável.

Mas o uso inadequado de produtos pode prejudicar o acabamento, gerar abrasão e ocasionar manchas, fazendo seu móvel ou revestimento perder suas características originais e ser danificado. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para manter a aparência e conservar a superfície.

Aprenda a fazer a limpeza do MDF e não passe por esse tipo de situação! Confira as dicas abaixo:

1) O MDF é um dos materiais mais versáteis do mercado. Ele é uma mistura de fibras de madeiras aglutinadas com resinas sintéticas.

Por isso, no dia-a-dia a limpeza é simples, rápida e fácil: basta utilizar um pano macio e úmido em água, bem torcido. Isso vai tirar a poeira e outras sujeiras que estiverem na superfície. Depois, é só secar a região com um pano seco.

A recomendação é sempre realizar a limpeza no mesmo sentido e sem movimentos circulares, para evitar manchas.

2) Para dar o acabamento na entrega do móvel, recomenda-se o limpa vidros. Apesar de receber outra indicação no mercado, como o próprio nome sugere, sua fórmula combina elementos como álcool e solventes que promovem limpeza eficaz e secagem rápida.

3) Caso o local tenha sujeiras mais persistentes, pode-se usar o sabão neutro como reforço na limpeza com o pano. Já para as limpezas mais pesadas, a recomendação é usar um pano umedecido com querosene e logo em seguida um pano seco para remover o excesso. Também pode-se utilizar acetona ou álcool 90%.

Agora que você já sabe como é fácil fazer a limpeza do MDF, confira as dicas sobre o que você não pode fazer com o material, sob o risco de estragar sua aparência original:

Projeto Larissa Lóh, Braspan MDF | Foto: Eduardo Macarios

1) Sendo um solvente muito popular em marcenarias, é vedada a utilização do Thinner para limpeza das chapas de MDF. Ele é muito abrasivo e pode danificar a superfície do MDF, inclusive a fita de borda.

2) Não se deve usar as mesmas recomendações de limpeza de outros materiais, como a madeira. Não use cera, silicone ou produtos para lustrar móveis. O mesmo vale para detergentes.

3) A limpeza deve ser feita sempre somente com um pano. Materiais como escovas de aço, esponjas ou buchas devem ser deixadas de lado.

Mais do que beleza e qualidade, os painéis de MDF da Braspan contam com tecnologias inovadoras que ajudam na hora de cuidar dos móveis e revestimentos.

As linhas Ultra High Gloss e Super Matt têm acabamentos de alto padrão e inéditos no Brasil, com tecnologia anti-fingerprint, que evita as marcas de dedo, e oferece resistência contra riscos, resultando em muito mais durabilidade.

Gostou? Você já pode colocar todas as nossas dicas em prática e fazer a limpeza dos seus móveis e revestimentos de maneira adequada.

E lembre-se: a Braspan te oferece o melhor. Entre em contato conosco e solicite seu catálogo.