Quando o rústico encontra a sofisticação. As mesas resinadas, também conhecidas como river table, são um tipo de móvel sob medida inusitado, mas que conquista cada vez mais profissionais e consumidores graças ao seu visual diferenciado, durabilidade e facilidade de manutenção. Que tal conhecer um pouco mais sobre esta tendência incrível e como aplicá-la em seus projetos?

Imagem: Pinterest

Não há exatamente um padrão, mas as mesas resinadas geralmente possuem uma estrutura em madeira ou algum derivado dela, como o MDF, e veios em sua superfície que são preenchidos pela resina, que pode moldar vários formatos e apresentar diferentes colorações.

A resina pode ser de dois tipos: natural ou sintética. As encontradas na natureza são produzidas por algumas espécies de árvores, sendo uma substância viscosa que é liberada quando o vegetal é quebrado ou perfurado por insetos. Servindo de proteção, a resina endurece em contato com o ar. Quanto a alternativa sintética, trata-se de um composto utilizado em várias aplicações além da marcenaria, obtido através de reações químicas.

O material apresenta diversas vantagens. Sua forma líquida facilita o manuseio, com muitas possibilidades de aplicação. O acabamento resultante é bastante brilhoso, reflexivo e transparente, especialmente com o uso de substâncias aditivas, que conferem uma textura ao toque lisa e suave. Além disso, seu uso torna a região da aplicação impermeável.

A resistência do material a impactos também vale menção aqui, assim como a praticidade na hora da limpeza. O acabamento liso não libera partículas de sujeira, exigindo apenas panos umedecidos com sabão neutro. As mesas resinadas estão sujeitas a riscos superficiais assim como qualquer outro móvel, mas ao contrário de materiais como o vidro e revestimentos vinílicos, é possível polir a peça facilmente e restaurá-la.

Imagem: Pinterest

A resina pode ser utilizada tanto como elemento decorativo nos veios da mesa quanto no revestimento de todo o tampo, apenas para lhe conferir o acabamento desejado. Quando ela é aplicada como elemento de destaque, pode ter várias formas e cores, compondo um móvel único na decoração. Sua aparência é, ao mesmo tempo, orgânica e sofisticada, de forma que une o melhor de dois mundos.

O processo de fabricação de uma mesa resinada também não é complexo. É necessário criar um molde no tamanho desejado, onde será despejada a resina e deixá-la intacta até que seque. O uso de corantes é o que dá o tom das cores e, com criatividade, é possível garantir os mais variados desenhos.

A finalização é feita com o lixamento da resina e uma camada de acabamento. Quanto a estrutura da mesa, ela pode ser de diversos materiais e, entre eles, o MDF acaba sendo bastante atrativo devido a suas características e uma ótima relação de custo-benefício.

Imagem: Pinterest

Com uma superfície uniforme, lisa e plana, o MDF permite um alto nível de maleabilidade e personalização. Ele aceita vários tons de tinta e vernizes, além de outros acabamentos, como o PVC e fórmica. É possível até apostar na impressão de padrões e texturas personalizadas, como as que a Braspan oferece.

Sua estrutura homogênea, sem desníveis naturais ou nódulos de madeira, permite cortes, perfurações e lixamentos em todos os sentidos, característica essencial no trabalho com as mesas resinadas, de forma que possibilita projetos totalmente customizados.

O MDF também é bastante durável, sendo resistente aos agentes do tempo, rachaduras e possíveis tensionamentos, além de possuir imunidade a pragas como cupins e brocas. Mais acessível que a madeira maciça, o MDF é fácil de se encontrar e ecologicamente correto, já que é produzido com fibras de madeira reflorestada.

Imagem: Pinterest

Uma alternativa para as mesas de jantar, aparadores ou até mesas de centro: a resina é um elemento incrível que traz variedade e infinitas possibilidades de personalização, em um processo artesanal que resulta móveis únicos. Juntamente com a estrutura em MDF, são uma tendência que vale a pena ficar de olho.

Elas representam uma ótima oportunidade para marceneiros, por exemplo, já que são cada vez mais requisitadas e conferem um toque especialmente elegante em projetos de arquitetos e designers. Acompanhe o blog da Braspan para mais tendências e dicas interessantes!